Selecione uma pergunta e saiba mais sobre os cursos de Graduação Tecnológica
oferecidos pela Faculdade INAP:

1. O que são cursos de Graduação Tecnológica?
São cursos de nível superior com duração de, em média, dois anos. Considerados cursos de Graduação (Tecnológica), permitem a continuidade dos estudos em nível de bacharelado (graduação de quatro anos ou mais) e até mesmo de pós-graduação. Os cursos de Graduação Tecnológica têm formação profissional voltada para uma área específica.

2. Qual a diferença entre Graduação Tecnológica e Graduação Bacharelado?
Existem duas diferenças básicas. A primeira referente ao tempo de duração. A graduação tecnológica dura, em média, dois anos e os bacharelados, em média, quatro anos. A outra diferença é o foco do curso. Justamente por serem mais curtos, os cursos tecnológicos dão uma formação mais específica. Os bacharelados são mais abrangentes, mais genéricos. Mas tanto a graduação tecnológica quanto os bacharelados são cursos de graduação e, portanto, permitem a concorrer a concursos públicos e a realização de uma pós-graduação, após a sua conclusão.

3. Qual a diferença entre os cursos Tecnológicos e os cursos Seqüenciais?
Uma das principais diferenças é o Diploma. Apesar de ser um curso superior, o curso Seqüencial não obtêm título, enquanto que os cursos Tecnológicos conferem Diploma de Curso Superior de Tecnologia (Tecnólogo).

4. O Curso Tecnológico é oficializado pelo MEC?
Sim, ele é oficializgado e regulamentado de acordo com a legislação específica do MEC. Assim como acontece com os cursos de bacharelado, o curso Tecnológico passa pelo processo de reconhecimento de acordo com as normas do Ministério.

5. Posso aproveitar no bacharelado meus conhecimentos adquiridos nos cursos Tecnológicos?
Sim, o aluno poderá pedir dispensa das disciplinas equivalentes, após aprovação em processo seletivo.

6. Depois de concluir o curso Tecnológico, é necessário passar pelo processo seletivo para ingressar no curso de Bacharelado?
Sim, para qualquer processo de transferência ou obtenção de novo título é necessário submeter-se a um processo seletivo, seja dentro da mesma instituição ou vindo de outra Instituição de Ensino.

7. Qual a vantagem de se fazer um curso Tecnológico?
É um curso com duração menor, portanto, você estará com o seu diploma de graduação depois de dois anos, em média. Isso significa economia de tempo e energia, com possibilidade de entrada mais rápida no mercado de trabalho ou na área que você deseja trabalhar. Além disso, os cursos são focados em áreas específicas, que você já atua ou deseja atuar.

8. Existe possibilidade de transferência do Curso Tecnológico para o bacharelado
ou vice-versa?
A transferência poderá ser realizada, no caso de existência de vagas, somente se houver aprovação no processo seletivo.

9. Quem faz ou fez Curso Seqüencial poderá fazer o curso Tecnológico e eliminar matérias?
Sim, existe a possibilidade, desde de que haja processo seletivo. Em seguida será feita uma análise de dispensa de disciplinas para o aproveitamento do curso.

10. Qual a diferença entre curso técnico e curso tecnológico?

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, e os cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

11. Posso concorrer a uma vaga em concursos públicos com diploma de Tecnólogo?

A designação da qualificação do servidor é de autonomia do contratante, contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

12. Posso fazer pós-graduação depois do curso de tecnólogo?

Sim, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB sim, pois o Art. 44, inciso III especifica que os cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, são abertos a candidatos diplomados em curso de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e o edital de seleção dos candidatos.

 


Home
| Institucional | Cursos | Vestibular |Webmail  

Av. Carandaí 507 - Cep: 30130-060 - Bairro Funcionários - Belo Horizonte - MG - Telefone de Contato: (31)3304-6666 (mapa)
Copyright ® 2008 Faculdade INAP - Todos Direitos reservados